Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018

Política
Terça-Feira, 05 de Junho de 2018, 21h:08

DE OLHO NA ALMT

Você assistiu a votação que aprovou a libertação de Mauro Savi?

Jô Navarro

Marcos Lopes/ALMT

Conferi em diversos sites as notícias sobre a votação da soltura do deputado Mauro Savi hoje (5) na Assembleia Legislativa. Todos que visitei citaram os nomes dos ausentes e dos que se abstiveram, mas a maioria não relacionou os que votaram favoráveis ao relatório da Comissão de Ética, pela soltura de Mauro Savi.

Todos os parlamentares sempre souberam que Savi era o 'rei' do Detran, que nada acontecia lá sem sua expressa autorização. As operações Bereré e Bônus apenas explicitaram, colocaram nas manchetes dos jornais o que já era notório nos corredores da Assembleia Legislativa.

Assistindo a votação, não pude deixar de notar um detalhe: a câmera da TV AL fechou o ângulo no secretário Guilherme Maluf, que tomava os votos nominais dos colegas. Diferente do normal, que seria mostrar cada deputado declarando seu voto. As câmeras generosas da TV AL pouparam os 14 deputados que aprovaram o relatório. Nenhuma imagem da galeria, nenhum ângulo aberto durante a votação.

Na mente de cada um dos presentes certamente estava um só pensamento: 'Amanhã posso ser eu na prisão'.

Venceu o corporativismo. Venceu o medo de uma delação de Mauro Savi. 

Aliás, de todos que votaram, apenas a deputada Janaína Riva nunca teve o nome citado em denúncias de irregularidades ou improbidade. Da oposição à base do governador Pedro Taques, quase 100% dos deputados são investigados pelo MPE e até aparecem como beneficiários de pagamentos por pessoas relacionadas à Orcrim do Detran, ou outras operações, como a Ararath, Malebolge e Rêmora.

Leia mais: Veja quem são os deputados que votaram a favor da soltura de Mauro Savi

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO