Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019

Geral
Terça-Feira, 14 de Maio de 2019, 13h:09

ALERTA DE TSUNAMI

Terremoto de 7,5 graus em Papua Nova Guiné gera alerta de tsunami

Ondas de tsunami podem atingir as costas localizadas dentro de um raio de 1.000 km do epicentro do terremoto

Redação com Agências

Google Maps

Um terremoto de magnitude 7,5 ocorreu nesta terça-feira ao largo da costa de Papua Nova Guiné, informou o US Geological Survey, que provocou um alerta de tsunami.

O epicentro do terremoto ocorreu a 44 quilômetros a nordeste da ilha de Kokopo e a 10 quilômetros de profundidade. Em resposta a esses dados, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu o alerta.

"Era enorme, verdadeiramente enorme, muito alarmante", disse Megan Martin, diretor de um resort em Kokopo chamado Ropopo Plantation, à AFP.

"Não parece que tenhamos sofrido danos, mas estamos checando", acrescentou.

O Centro de Alerta de Tsunamis indicou que "a partir dos parâmetros preliminares (...) é possível que ocorram ondas de tsunami nas costas localizadas dentro de um raio de 1.000 km do epicentro do terremoto".

O terremoto ocorreu no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de atividade sísmica regular. Há 452 vulcões baseados no anel de 25.000 milhas que se estende da América do Norte e do Sul ao Japão e Nova Zelândia.

Em fevereiro, um terremoto de 7,5 graus na Papua Nova Guiné matou 150 pessoas e destruiu centenas de edifícios.

16 mortos nas Filipinas

Um sismo de magnitude 6,3 foi registrado hoje na ilha de Samar, nas Filipinas. Não houve alerta de tsunami. O primeiro tremor, um terremoto de magnitude 6,1, atingiu a ilha de Luzon, no arquipélago do Sudeste Asiático, na segunda-feira (13).

Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 81 pessoas ficaram feridas e 14 continuam desaparecidas, segundo uma declaração do Departamento de Defesa Civil.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO