Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

Geral
Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017, 08h:09

PREVISÃO DO TEMPO

Predomínio de tempo seco nesta segunda-feira

Cptec/Inpe

A semana inicia com mais um dia de tempo seco na maior parte do país. Os valores de umidade relativa deverão ficar novamente baixos, principalmente na área central do Brasil. Sobre o leste de MG, ES e extremo norte do RJ haverá variação de nebulosidade e chuva fraca no decorrer do dia. No leste do Nordeste o dia também estará com variação de nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia, sendo mais persistente e podendo gerar acumulados significativos de precipitação entre o litoral do RN e litoral norte de AL e sobre o Recôncavo Baiano. Sobre o sul do RS a nebulosidade poderá aumentar no decorrer do dia, com chance de chuva fraca sobre o extremo sudeste do Estado. No extremo norte do país haverá condições para pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia.

ANÁLISE DA IMAGEM DE SATÉLITE
Na imagem de satélite do dia 31/07 às 08h00, nota-se nebulosidade sobre o Atlântico Equatorial, em parte da Venezuela, das Guianas e no AP, associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Sobre o noroeste da América do Sul, a nebulosidade observada está associada ao padrão de escoamento em altos e baixos níveis e à termodinâmica. Em parte do leste do Nordeste, leste de MG, ES e no norte do RJ a nebulosidade baixa está associada ao escoamento de leste/sudeste proveniente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Entre o centro-leste da Argentina e Uruguai, a nebulosidade está associada às correntes de jato em altitude e de um sistema frontal. A ausência de nuvens na maior parte do Brasil é devido a uma massa de ar seco, típico para esta época do ano.

CENTRO-OESTE
Em todas as áreas da região sol predominará. Atenção para a umidade relativa do ar, que poderá ficar baixa em grande parte da região. Temperatura estável. Temperatura máxima: 37°C no noroeste de MT. Temperatura mínima: 14°C no DF.

CUIABÁ
Predomínio de Sol.Mínima de 19°C e máxima de 33°C. A umidade relativa do ar permanece baixa à tarde.

NORDESTE
No norte do AM, do PA, no AP e em RR o dia será de pancadas de chuva. No interior do AM, do PA haverá pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Atenção para a umidade relativa do ar, que poderá ficar baixa em alguns pontos no sul da região e no TO. Temperatura estável. Temperatura máxima: 38°C no norte de RO. Temperatura mínima: 18°C no sul do PR.

NORTE
No norte do AM, do PA, no AP e em RR o dia será de pancadas de chuva. No interior do AM, do PA haverá pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Atenção para a umidade relativa do ar, que poderá ficar baixa em alguns pontos no sul da região e no TO. Temperatura estável. Temperatura máxima: 38°C no norte de RO. Temperatura mínima: 18°C no sul do PR.

SUDESTE
No nordeste de MG o dia será nublado com possibilidade de chuva. No ES o dia será instável, com curtos períodos de sol e chuva. Nas demais áreas da região o sol predominará. Atenção para a umidade relativa do ar, que poderá ficar baixa em alguns pontos do centro-oeste e norte de MG. Temperatura estável. Temperatura máxima: 30°C no oeste de SP. Temperatura mínima: 08°C no sul de Minas.

SUL
No extremo sul do RS haverá chuva isolada. No sul do RS o dia será de sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região o sol irá predominar. Temperatura estável. Temperatura máxima: 26°C no norte do RS. Temperatura mínima: 10°C nas áreas de serra entre RS e SC.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO