Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

Documentários homenageiam pessoas que fizeram história em MT | Caldeirão News
Acontece
Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017, 10h:07

GENTE QUE FEZ HISTÓRIA

Documentários homenageiam pessoas que fizeram história em MT

O registro documental, é uma homenagem a pessoas que, com suas trajetórias de vida, influenciaram direta e indiretamente a história de Mato Grosso.

Divulgação

Gcom/MT

O Gabinete de Comunicação do Estado (Gcom) lança nesta sexta-feira (18), às 19:30h, no Cine Teatro Cuiabá a série de documentários 'Tipos Mato-grossenses'.

A ideia do projeto atende a um anseio do governador Pedro Taques de valorizar estas personalidades ainda em vida e também apresentá-las a diferentes públicos. A escolha dos personagens foi feita com base em pesquisas bibliográficas e em sugestões apresentadas pela comissão, montada exclusivamente para elaboração do material.

“A nossa inspiração foi a música do Moisés Martins, “Tipos Populares”. Depois, passamos para a parte mais difícil que foi selecionar os personagens que iríamos documentar. São pessoas comuns que têm uma vida dedicada a uma causa e que merecem este reconhecimento. É uma oportunidade de mostrá-las às gerações atuais e também gerações futuras”, destacou o secretário do Gabinete de Comunicação, Kleber Lima

A meta inicial para a primeira fase é produzir 20 mini docs. Para isso, será feita uma consulta popular que oportunize aos moradores de outras regiões do Estado sugerir novos personagens.

Cada web série tem duração média de 10 minutos. Entre os homenageados estão:

Domingas Leonor: Responsável por fundar o grupo de siriri Flor Ribeirinha, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, há 20 anos. Recentemente, o grupo esteve na Turquia, onde venceu o Festival Internacional de Folclore. 

Antônio Mulato: Quilombola da Comunidade Mata Cavalo, Antônio, atualmente com 111 anos lutou para a construção da primeira escola na localidade

Dona Bem: Moradora do município de Poconé, Maria Piedade transformou sua casa no “Cantinho da Vovó Bem”, espaço utilizado para contar a história e cultura poconeana.

Joabe Almeida: Ele já foi garimpeiro, coveiro e vereador. Em 2016 realizou o sonho de administrar uma cidade ao se tornar prefeito do município de Santo Afonso, localizada no interior do Estado e que tem pouco mais de 2 mil habitantes.

Rodrigues Palma: Ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues proporcionou uma revolução no urbanismo da cidade e também na realização de obras como a construção do Pronto Socorro Municipal, duplicação da Avenida Fernando Correa, e pavimentação de 90% ruas.

Gabriel Novis Neves: Médico reitor e fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Sarita Baracat: Foi a primeira mulher a conquistar uma vaga como vereadora e prefeita de Várzea Grande nos anos 60. Em 1978,  ela se elegeu como deputada estadual.

Bolinha: Filho do mestre Albertino, João Batista de Jesus teve um papel importante na divulgação da música no Estado. Ele regeu a banda da Escola Técnica Federal de Mato Grosso por 35 anos.

Os documentários serão disponibilizados a toda população por meio dO SITE http://www.tiposmatogrossenses.com.br/, canais oficiais de divulgação, redes sociais além de compor o acervo das escolas estaduais e bibliotecas públicas do estado.

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO