Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017

Cidades

Segunda-Feira, 04 de Setembro de 2017, 11h:00

PRAÇA ALENCASTRO

Praça Alencastro será reaberta ao público dia 28

Alessandra Barbosa

Tchélo Figueiredo

Ao completar 135 anos no próximo dia 28, a Praça Alencastro será entregue à população totalmente reformada. A área, que recebe um grande projeto de revitalização, deverá oferecer conforto e tranquilidade aos usuários.

As obras, sob a responsabilidade das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanos, Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, estão em fase acabamento. Após a reforma da praça, novos pontos de ônibus serão instalados, trazendo modernidade para os usuários do sistema de transporte coletivo.

O espaço tem pisos antiderrapantes e rampas de acessibilidade. Estão sendo instalados corrimãos, pintura, jardinagem, troca de lâmpadas de Led, troca de azulejos e fonte luminosa, que já está com a parte elétrica pronta, como todo cabeamento elétrico da praça é subterrâneo, além do replantio de árvores e plantas. 

“A proposta é que a praça seja entregue na sua data de aniversário, no dia 28 de setembro. A novidade é a instalação de quatro novos bustos, que homenageiam coronel José Maria de Alencastro (fundador da praça) e os ex-governadores Dante de Oliveira, Júlio Muller e Garcia Neto”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

“Acreditamos que tudo transcorra tudo dentro do cronograma planejado, estamos finalizando o piso, que vai dar um colorido novo para a praça, aumentamos nosso contingente para tudo ficar pronto em tempo hábil”, disse o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

“Já começamos a mobilização para construção do novo terminal de ônibus, remanejando os pontos de ônibus para que possamos dar inicio a nossa obra. Com a construção desse espaço, vamos poder levar um serviço mais humanizado aos passageiros que utilizam do local para o deslocamento.”, completou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

História

A praça foi inaugurada em 28 de setembro de 1882, recebendo o nome do seu criador, o presidente da Província de Mato Grosso, coronel José Maria de Alencastro, que assumiu o cargo no ano anterior, enfrentando grande resistência quando decidiu construir o local.  Alencastro, um homem à frente do seu tempo, quebrou preconceitos, mudou as regras sociais e trouxe uma nova mentalidade aos cuiabanos.

De acordo com o historiador e geógrafo, Aníbal Alencastro, quinta geração da família, ao longo de muitas décadas o espaço chamado, também de Jardim Público, teve grande importância na vida social de Cuiabá, pois era o lugar onde as famílias se reuniam para conversar e contar as novidades do Brasil e do mundo, que eram muito difíceis de chegar por estas bandas antes dos revolucionários telégrafos, instalados pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

“Resgatar um pouco desta história do país no mês em que se comemora a Independência torna um atrativo histórico-cultural à parte. Já que durante muitos anos, o lugar foi palco de encontro de jovens, de shows artísticos, de retretas da banda do 16º BC, de tocatas de mestre Inácio, nos finais de semana e datas cívicas. Para ter uma ideia, ele teve outros feitos importantes em Cuiabá, como por exemplo, a Caixa d’Água Velha, onde era armazenada a água que abastecia toda a cidade, hoje Museu da caixa D´água”, revelou Anibal.

Desde a sua inauguração, a praça abriga bustos que homenageiam grandes personagens da história de Mato Grosso, passando por períodos importantes da historia do país, os primeiros foram: Arnaldo Estevão de Figueiredo, Joaquim Murtinho, Marechal Rondon, Eurico Gaspar Dutra e Estevão de Mendonça e Dom Aquino.

Foi na década de 70 que a Praça Alencastro teve seu auge com uma atração que empolgava multidões, principalmente crianças: a fonte luminosa”, instalada em 1965, na administração de Vicente Emílio Vuolo. O sobe e desce das águas encantava as famílias que ficavam nas imediações para desfrutar o colorido das águas coloridas.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO